sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Sociedade da informação X Sociedade do conhecimento

Vivemos atualmente na denominada “Sociedade da Informação”. Isso se deve a velocidade de notícias e dados que são veiculados através dos meios tecnológicos contemporâneos os computadores, celulares etc. Com muita rapidez as informações são processadas e com essa mesma rapidez, se tornam desatualizadas também.

Julgo ser importante a notificação e a velocidade das informações, mas gostaria que essa sociedade fosse conhecida como “Sociedade do Conhecimento”. Muitos podem pensar que nada mudaria com a alteração dos termos, mas os conceitos informação e conhecimento são muito diferentes porém complementares. Veremos:
A informação é qualquer comunicação ou transmissão de notícia. É o que vem como resposta a uma pergunta, por exemplo. Quando assistimos à televisão, quando contamos uma piada, lemos um jornal ou um livro, estamos em contato com as informações, por várias mídias. O conhecimento vai além da informação. Conhecer é explorar, buscar com mais vagar, ir fundo, além do superficial, é se inteirar realmente do assunto.
Para o conhecimento aflorar é necessário à experimentação, reflexão, seleção das informações. Uma coisa é prestarmos uma informação outra totalmente diferente é conhecer o assunto. A primeira hipótese subtende-se um saber superficial, já a segunda hipótese, subtende-se a um conhecimento de causa.

Sabendo que o conhecimento pode transformar em atitude, faz-se necessário mais foco, para selecionar o que de fato é interessante para o indivíduo, e cuidado no trato das informações.
PENSO que esse deve ser foco do educador, ensinar para a produção do conhecimento e não apenas para a coleta de informações.

6 comentários:

Carla Ferreira de Cerqueira disse...

Legal essa idéia de conhecimento como agente transformador. Acredito que para isso ser viável é importante que os educadores conheçam a história de vida se seus alunos e a partir daí possam estimulá-los a busca desse conhecimento.

Carmen Raquel Cahino de Sá disse...

Olá Jefferson Acredito que o caminho mais eficaz para a aprendizagem significativa seja justamente a transmissão do conhecimento e não simplesmente da informação, muitas vezes vazia de significado...conhecimento esse que gere reflexão, tomada de decisão e ação modificadora por parte dos alunos!! Assim estaremos construindo sujeitos pensantes,críticos e transformadores da realidade em que vivem Professora Carmen Cahino Educação física

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carmen Raquel Cahino de Sá disse...

Excelente texto parabéns!!

shirley aires disse...

milhões de informaçãoes não oferecem nenhum conhecimento. O fácil acesso a fontes de informações possibilitados pela internet é perigoso se não soubermos processar essas informçãoe de modo coerente e seguro. Informação e conhecimento dependem em proporções diferenciadas, da pessoa que interpreta para se construirem. Em suma,a transformação de informação em conhecimento necessita de você saberabstrair as informções, relacionar conceitos, saber as causas e os porquês das coisas para depois aplicá-la em sua pratica.

Unknown disse...

O texto salienta perfeitamente algumas reflexão sobre a informação e conhecimento, pois devemos aplicar o conhecimento como um dos objetivos no processo de aprendizagem