Vivemos atualmente na denominada “Sociedade da Informação”. Isso se deve a velocidade de notícias e dados que são veiculados através dos meios tecnológicos contemporâneos os computadores, celulares etc. Com muita rapidez as informações são processadas e com essa mesma rapidez, se tornam desatualizadas também.
Julgo ser importante a notificação e a velocidade das informações, mas gostaria que essa sociedade fosse conhecida como “Sociedade do Conhecimento”. Muitos podem pensar que nada mudaria com a alteração dos termos, mas os conceitos informação e conhecimento são muito diferentes porém complementares. Veremos:
A informação é qualquer comunicação ou transmissão de notícia. É o que vem como resposta a uma pergunta, por exemplo. Quando assistimos à televisão, quando contamos uma piada, lemos um jornal ou um livro, estamos em contato com as informações, por várias mídias. O conhecimento vai além da informação. Conhecer é explorar, buscar com mais vagar, ir fundo, além do superficial, é se inteirar realmente do assunto.
Para o conhecimento aflorar é necessário à experimentação, reflexão, seleção das informações. Uma coisa é prestarmos uma informação outra totalmente diferente é conhecer o assunto. A primeira hipótese subtende-se um saber superficial, já a segunda hipótese, subtende-se a um conhecimento de causa.
Sabendo que o conhecimento pode transformar em atitude, faz-se necessário mais foco, para selecionar o que de fato é interessante para o indivíduo, e cuidado no trato das informações.
PENSO que esse deve ser foco do educador, ensinar para a produção do conhecimento e não apenas para a coleta de informações.
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Legal essa idéia de conhecimento como agente transformador. Acredito que para isso ser viável é importante que os educadores conheçam a história de vida se seus alunos e a partir daí possam estimulá-los a busca desse conhecimento.
Olá Jefferson Acredito que o caminho mais eficaz para a aprendizagem significativa seja justamente a transmissão do conhecimento e não simplesmente da informação, muitas vezes vazia de significado...conhecimento esse que gere reflexão, tomada de decisão e ação modificadora por parte dos alunos!! Assim estaremos construindo sujeitos pensantes,críticos e transformadores da realidade em que vivem Professora Carmen Cahino Educação física
Excelente texto parabéns!!
milhões de informaçãoes não oferecem nenhum conhecimento. O fácil acesso a fontes de informações possibilitados pela internet é perigoso se não soubermos processar essas informçãoe de modo coerente e seguro. Informação e conhecimento dependem em proporções diferenciadas, da pessoa que interpreta para se construirem. Em suma,a transformação de informação em conhecimento necessita de você saberabstrair as informções, relacionar conceitos, saber as causas e os porquês das coisas para depois aplicá-la em sua pratica.
O texto salienta perfeitamente algumas reflexão sobre a informação e conhecimento, pois devemos aplicar o conhecimento como um dos objetivos no processo de aprendizagem
Postar um comentário