quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Professor, sem livro referência.

A muito tempo tenho pensado sobre isso. E acredito sinceramente que se o professor deixa de adotar um livro referência para o ano letivo, ele experimenta uma maneira diferente de fazer educação. Essa maneira diferente se caracteriza pelos seguintes aspectos:
  1. O professor passará a ser pesquisador, pois irá mais vezes na biblioteca para criar as suas aulas;
  2. O confronto existente em vários livros fará com que este professor observe essas diferenciações de forma crítica e crie sua lógica educacional;
  3. Possibilitará a esse personagem educacional abordar temas que emergem da realidade educativa da sua sala de aula, com isso se aproximar de uma educação mais significativa para seu aluno;
  4. Passa a englobar em sua prática outros matérias didáticos, inclusive a inserção das novas tecnologias.
Acredito sinceramente nisso pois vejo (em meus estágios) muitos professores se apoiando apenas nesse instrumento e isso traz muitos prejuizos, em meu ver, apesar de ser prático.

3 comentários:

Nayara Moura disse...

Os professores ficam restritos ao que está ali no livro e não procuram, não buscam outras alternativas! Acredito que o problema seja esse.

LAIS DUARTE disse...

Boa Fernanda, muito sensato seu comentario, mas temos que tbm ver o outro lado da moeda, o lado daqueles que não tem nem material disponivel pra pesquisar...

Adna Lima disse...

Não sou contra o Livro didatico, o vejo como uyma importante ferramenta,. Acredito que o livro talvez deva ser melhor elaborado e que devemos ser EDUCADOS para usa-lo como um bom recurso. o que vejo acontecendo é o uso do livro como ctrl c+v sem analise ou critica, e essee é o grande problema. a ideia de um professor pesquisador é excelente, mas a ausencia desse profissional não é por culpa do livro didatico e sim pela falta de pratica, de incentivo ou ainda acomodação.

POr fim fico com Pierre, e digo "Nem a salvação nem a perdição residem na técnica." (PIERRE LÉVY).
Depende do uso que faremos dele. a unica resalva que me permito fazer é pontuar que ninguém escreve nada isento de ideologia, logo antes de adotarmos um livro didatico devemos estudalo analisa-lo critica-lo, ver se este condiz com a ação pedagogica que pretendemos aplicar.

bjo fui-me